sexta-feira, 18 de abril de 2008

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O PAPAI DA CIDADE

Tricampeão incontestável. Sem dar nem gostinho de final pra time nenhum. É primeiro e segundo turno. Barba, cabelo e bigode. Antecipado de novo. Tá lasca esse negócio de Campeonato Pernambucano acabar sempre antes do tempo. Tem nem muito o que dizer não. Parabéns rubro-negro por mais um título estadual!



Igor

A PEQUENA ÁREA NÃO SERÁ MAIS A MESMA.

De bico, de cabeça, de bicicleta, driblando o goleiro. Gol, ele fez de todo jeito. Se aposentou, esta semana, o grande gênio da pequena área. Romário dispensa apresentações. Com um jeito peculiar de ser o baixinho foi único. E não apenas nos gramados, mas também fora deles. Marrento, brigão e um frasista de mão cheia, ele deixou para trás zagueiros, goleiros e recordes. A polêmica sempre acompanhou o jogador, que, ao longo da carreira, colecionou esse tipo de episódio. Jogadores, técnicos e até o rei Pelé foram alvos das sempre bem-humoradas e inteligentes frases do baixinho. No entanto, os feitos dentro do campo apagam todas as polêmicas, que nem foram tão negativas assim. Interessante é analisar que a carreira desse mito pode se dividir em dois momentos: do início, no vasco, até o barcelona, pouco antes da brilhante campanha do tetra, e do Flamengo, na badalada volta ao Brasil, até o clube em que iniciou a carreira. Na primeira fase, a sua principal característica era a arrancada, aliada aos chutes precisos e aos dribles desconcertantes. Na segunda, devido a idade, o craque passou a explorar menos as velozes arrancadas e se tornou um jogador de referência, um atacante de área, da pequena área especificamente, e quando achavam que a segunda metade da carreira do baixinho não seria nem sombra da primeira, ele continuou brilhante, com gols, dribles e jogadas dignas de Romário, com uma média ainda maior de tentos, o craque mostrou que seria difícil ver um futebol tão bonito e bem jogado como aquele. Aos que o viram jogar, restam as lembranças, as imagens de muitos gols e a saudade de um jogador que deu tantas alegrias a brasileiros, espanhois e holandeses. Aos leitores do sonacanela, as minhas desculpas por ter me alongado um pouco, mas é que não dá para escrever sobre quem tem mil gols com apenas algumas dezenas de palavras. Então, para terminar, disponibilizo um compacto com os melhores gols do baixinho e deixo o meu agradecimento por todos os seus feitos: valeu, Romário!

Guto Campello

terça-feira, 15 de abril de 2008

SE FAZENDO DE MORTO.

E o Santa, hein? Três vitórias seguidas. Cinco jogos sem perder. E a caminhada continua, quarta tem a volta do artilheiro Thiago Capixaba, com 17 gols na temporada 2008, é um dos maiores artilheiro do Brasil esse ano. Essa seguência de vitórias coloca o Santa entre os três primeiros do Campeonato. Acho que o Santa tava se fazendo de morto para pegar o coveiro.

Betinho.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

QUASE

Enquanto eu levantava a taça de vice-campeão num campeonato de futebol de botão, o time do Sport dava mais um passo importante em busca do título antecipado de tricampeão pernambucano. O Leão venceu o time do Salgueiro pela quinta ou sexta vez em 2008 (ah, esse regulamento...). O Náutico, pra colaborar, não passou do empate com o Central. Agora o time da Ilha precisa de apenas um empate em 2 jogos para sagrar-se campeão do 2o. turno e antecipar o título. Ainda não tem nada decidido, mas tá quase.

Igor

quinta-feira, 10 de abril de 2008

THE REVOLUTION WILL NOT BE TELEVISED*

Ontem, o Sport podia até perder por um gol, mas garantiu a vitória ainda no primeiro tempo. Bateu o Brasiliense por 4 x 1. Festa na Ilha. Dos 4, o primeiro gol foi o meu preferido. Uma coisa linda. Pena que só viu o lançamento de trivela que o Romerito deu quem tava no estádio. Sim, porque o Jornal da Globo só mostrou a bola quase lá dentro. A SporTV, nem isso. Apenas citaram: "e nos outros jogos da noite o Sport venceu o Brasiliense e garantiu sua vaga na próxima fase da Copa do Brasil". Já gol do Flamengo passa replay, comemoração do jogador, torcida cantando e nos créditos ainda passa tudo isso de novo. Incrível. Mas, enfim, não tenho muito do que reclamar da noite de ontem. Até porque o Náutico não conseguiu reverter o 0 x 1 contra o Salgueiro e o Leão está ainda mais perto do tricampeonato.

Igor

*título emprestado de uma canção de Gill-Scott Heron

quarta-feira, 9 de abril de 2008

E TOME GOLEADA

O Timbú fez bonito mais uma vez. Com uma chuva de gols e mais futebol bonito, o Náutico atropelou o Serrano. Geraldo, Wellington (o tanque), Marcelinho e até Kuki, marcaram os tentos alvirrubros. Agora, resta torcer pro Timbú virar o jogo contra o Salgueiro, o Sport tropeçar em algum dos jogos que tem pela frente e, óbvio, o Náutico bater o Sport dentro da Ilha. Considero esse último o mais difícil. Mas futebol é sempre futebol. Vamos aguardar. Avante, Timbú!

Guto

PELADA

- Vamos jogar?
- Bora. Tira o time.
- Geraldo para cá, Ticão pra cá, Eduardo, Wellington, Felipe, Paulo Almeda.
- Peraí, tá muito forte esse time.
- Tá bom então, tiro Paulo Almeida e vocês começam com um a
zero de vantagem.
- Beleza.
- 90 minutos?
- Não, vamos jogar 36 direto.

Parece pelada, mas a Globo vai transmitir os 36 minutos restantes do jogo entre Náutico e Salgueiro. Se o Timbú ganhar, o campeonato vai pegar fogo.

Betinho.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

JOGO BONITO. GOLEADA NECESSÁRIA

O glorioso Alvirrubro mostrou que está vivo e que, apesar das derrotas, se mostra uma das forças do futebol nacional. Sinceramente, não pude ir ao jogo. Mas soube que o time apresentou um belo futebol, proporcionando um espetáculo a quem compareceu ao estádio dos Aflitos. Teve quem disse que a partida de ontem foi a melhor realizada pelo Náutico. Além disso, Ruy estreou bem, apesar do pouco tempo que jogou. O time parece que vai se arrumando, aos poucos. O pernambucano não está mais tão distante, a copa do Brasil pode render boas surpresas e o brasileirão ainda preocupa. A diretoria precisa contratar. Fora isso, o quadro é animador. Avante, Timbú!

Guto Campello.

CALMA, AMIGO

Cheguei numa pizzaria lá em Jardim Atlântico, a transmissão do jogo estava acabando. Rembrant Júnior e Lúcio Surubim nas considerações finais. Curioso para saber dos resultados perguntei a um dos três rapazes vestidos com a camisa alvirrubra:

- Quanto foi o jogo?
- O Náutico venceu: 3 x 0.
- Porra!
- É. E o Central se fudeu, levou de 5.
- 5? Caralho! E o Sport?

O cara percebeu que eu era rubro-negro. Fechou a cara e mandou, puto, como se eu tivesse dito algum insulto:

- Sei lá daquela coisa. Quero mais é que se foda!

Fiquei pensando: é numa dessa que começa uma briga estúpida por causa de futebol. Um carinha mais esquentado teria retrucado a grosseria, começava um bate-boca e em poucos minutos tinha cadeira voando no recinto. Sorte do estabelecimento que eu gosto de futebol, não de confusão.

Só soube do resultado hoje cedo. Virada na casa do adversário, com 1 homem a menos em campo. Melhor que goleada.

Igor

LEÃO, TIMBU, PATATIVA E JACARÉ

Ontem o Timbú colocou o Moleque Travesso para correr, 3x0. Mais uma vez Geraldo/Seedorf jogou muito. A Patativa jogou um primeiro tempo digno contra o Palmeiras, mas aí os caras resolveram jogar e foram eliminados, 5x1. O Leão foi para Brasília enfrentar o Jacaré e saiu com um bom resultado, 2x1. Agora, já tá todo mundo falando no confronto contra o Palmeiras. Calma, ainda tem o jogo da volta aqui, contra o Jacaré. E você sabe né, Jacaré no seco anda.

Betinho.

PARECE?


Parece muito.

quarta-feira, 2 de abril de 2008